segunda-feira, 21 de setembro de 2020

O Papel da Universidade no território!


 

Um ensino com equidade e qualidade para todos é o que anseia a sociedade brasileira. No artigo 205 da Constituição Federal diz: A educação, direito de todos e dever do Estado e da Família, isso é o que está na lei, porém na prática é bem diferente, no que tange o acesso e permanecia do discente na universidade pública e de qualidade é ainda mais desafiador, pois o modelo de universidade pública que temos é inspirado nos moldes da universidade eurocêntrica visando a elite burguesa e a meritocracia.

Por isso é tão difícil para o aluno de baixa renda e vulnerabilidade que estudou a vida toda na escola pública ingressar, se manter e concluir uma graduação na universidade pública. Visto que as vagas são priorizadas para os jovens da nobreza elitizada que tem uma realidade avessa da maioria que são compostos por alunos que vem de escola pública, mora na periferia são negros e pardos, faz parte da adversidade de gênero tem que trabalhar muito para conseguir o básico para se manter no curso (como xerox, passagem, lanche e etc.) e assim é tão desumano essa concorrência.

A educação pública de qualidade tem que ser defendida e exigida por todos, na universidade pública não será diferente, pois essa instituição tem um papel perante a sociedade do território que ela faz parte, diante deste contexto estamos lidando com sonhos, sonhos de poder mudar suas realidades através da educação pública de qualidade.  Diante de tudo, essa universidade pública tem que oferecer ensino, pesquisa e extensão de qualidade, contribuindo para que esses jovens encontrem meios para conquista seus sonhos e as vezes de uma família inteira.

Essa instituição precisa ofertar cursos e pesquisas que venha colaborar para melhoria da vida dos indivíduos que estão inseridos naquele território universitário. Então é papel da sociedade exigir do poder público mais universidades públicas de qualidade para a população em geral, temos que defender e divulgar as ações e contribuições dela para o meio qual essa universidade faz parte. Só assim poderemos oportunizar igualdade de ensino para todos!


Acesse o link: https://youtu.be/jXvp5996deA

Um comentário:

  1. Querida Lilian: que prazer em te acompanhar por meio de teu blog! As produções e reflexões, na minha opinião, estão cada vez mais maduras. Parabéns!

    ResponderExcluir