terça-feira, 22 de setembro de 2020

Pandemia (Ontem, Hoje e Amanhã)



Durante a história da humanidade o ser humano enfrentou várias Pandemias como a Peste Bubônica ou Peste Negra causada por bactéria, a Varíola que é um vírus, a Cólera que é causada por bactéria, a Gripe Espanhola que é um vírus, a Gripe Suína”H1N1” que também é um vírus e etc. Ambas ceifaram milhares de vida, aumentou a pobreza, a desigualdade social e muitas outras mazelas para sociedade.

Hoje estamos com a Pandemia do Coronavírus, ceifando vidas, milhares de pessoas teve em suas famílias aniquilamento por causa do covid -19, outros tiveram perca de seus trabalhos, ou nas suas rendas, perderam a oportunidade de buscar meios de conseguir produzir o sustento. Assim cresce de forma alarmante a desigualdade social, aumenta gradativamente a fome, o desemprego, o acesso a saúde revela o descaso que o povo de baixa renda ou de vulnerabilidade tem enfrentado quando busca atendimento médico no SUS (Sistema Único de Saúde).

No entanto, hoje não é só o covid-19, mas também tudo que essa pandemia trouxe com ela, o desemprego, a fome, a diminuição da renda familiar, a perca de moradia, a desigualdade social cresceu muito, é visível perceber em toda a sociedade brasileira. Agora falta quase tudo como água potável, produtos de higiênico de uso pessoal e doméstico, falta alimentos básicos e sem a chance de poder lutar ou trabalhar para conseguir prover a básico para a famílias brasileira.

Entretanto, alguns brasileiros têm desenvolvido mais a empatia, se uniram, criaram um coletivo para promover ajuda efetiva para esses brasileiros que estão desamparados pelo o Estado, porque a fome não dá para esperar a doença também não. Tem aumentado muito essa acolhida social, mas ainda é pouco para milhares de pessoas que vão dormir com fome que não tem como manter o isolamento e o distanciamento social, pois lhes são negados todos os seus direitos garantidos por lei. Porém temos e não podemos perder a esperança de dias melhores viram, mesmo sabendo que o coronavírus não será a última pandemia que a humanidade irá enfrentar.

Os estudos e pesquisas revela que teremos que lidar com os efeitos da pandemia por longos tempo, precisaremos de ajuda de todos da sociedade civil, do governo temos que exigir políticas públicas efetivas, como por exemplo distribuição de renda mais igualitária possível. O futuro não temos como prever, porém, nossas ações e atitudes e mudanças de hábitos agora dirá como será nosso futuro como nação.   


Acesse os  links: https://youtu.be/hrC3IF9N5fs


Uma reflexão:  https://youtu.be/0y_eWw7uc4U


Nenhum comentário:

Postar um comentário